O que é e qual o objetivo

O Prêmio tem como objetivo dar destaque aos principais atores do cenário de inovação do ecossistema gaúcho que tenham tido um alto desempenho e se sobressaíram no ano de 2022.

 

Dividido em sete categorias, tais como instituições, empresas, startups e iniciativas públicas e privadas que tiveram relevante contribuição no ano passado, com premiações e investimentos recebidos, feitos notáveis e demais titulações que compartilham, agora com a gente para, nessa etapa, convencer o público do porquê deve levar o MATE para casa.

Quem está por trás do Mate

Associação Gaúcha de Startups (AGS) que é uma instituição sem fins lucrativos, feita de voluntários, que trabalham para desenvolver o ecossistema de startups do estado do Rio Grande do Sul.

SebraeX, tem seu foco direcionado às ações voltadas à conexão de pequenas e grandes empresas, no acesso a investidores e no desenvolvimento de startups. 

Sobre as Categorias

Média ou Grande Empresa – Gestão da Inovação

Contempla Organizações que, por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas, produziram um ambiente proveitoso à inovação.

Média ou Grande Empresa – Inovação em Sustentabilidade

Empresas que introduziram inovações que contribuíram para a preservação do meio ambiente e/ou proporcionaram benefícios sociais, bem como adotaram práticas sustentáveis.

Laboratório

Privado

Iniciativa de uma empresa privada que tem como objetivo se relacionar com startups, a fim de extrair suas práticas de gestão, acelerar e investir em projetos e negócios inovadores ou de inovação aberta.

Laboratório Público

Iniciativa ligada ao setor público que tem como objetivo se relacionar com startups, a fim de extrair suas práticas de gestão, acelerar e investir em projetos e negócios inovadores ou relações com outras entidades.

Ambiente de Inovação

É o local (físico ou não) onde existe uma relação clara de colaboração entre startups, empresas, governos, universidades e sociedade civil organizada, onde se realizam ações, programas e atividades para o ecossistema. 

Startup do Ano

A startup que teve uma grande realização no ano de 2022, como prêmios nacionais ou internacionais, aportes, fusões ou grandes contratos, assim como a que tiver melhor relação no ecossistema gaúcho e nacional.

Startup Produto e/ou Serviço

A startup que tem um produto/serviço realmente disruptivo, inovador, único e que tenha a melhor relação no ecossistema gaúcho e nacional.

Sobre o Processo

O MATE abriu as inscrições em outubro de 2022 e as manteve até dia 14 de janeiro de 2023. Os proponentes enviaram suas informações através da plataforma https://inno2b.com.br/#/programa/23 onde foi necessário fazer upload de seus documentos e comprovações para a categoria.

 

As votações populares estão abertas entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro de 2023

 

É importante frisar que não há segunda rodada de votações. No dia 17 de fevereiro de 2023 anunciaremos os três destaques de cada uma das sete categorias.

 

No dia 28 de fevereiro de 2023 ocorrerá a cerimonia de premiação do MATE, onde os mais bem votados pelo público receberam o troféu referente a cada categoria.

 

A cerimonia ocorrerá no Céu Bar + Arte, um bar situado na cidade de Porto Alegre. A escolha do bar é por conta de não ter conflito com nenhum dos ambientes proponentes da premiação. 

Image

 

 

 

 

 

 

Céu Bar + Arte

 

Rua General Lima e Silva, 1487 – Centro Histórico.

 

Horário da cerimonia de premiação

 

das 19h00 às 23h00.